30 janeiro 2009

Trocando as cordas da guitarra

  Quando você for trocar as cordas da sua guitarra tenha em mente o seguinte: as cordas esticadas aplicam um certo esforço no instrumento que forçam o braço a se curvar. Para compensar isso, existe uma barra de metal dentro do instrumento chamado TENSOR que permite que se ajuste a curvatura do braço para mais ou para menos. Esse tipo de ajuste é delicado e o ideal é que esse serviço seja feito por um Luthier especializado.
  Por isso você deve evitar tirar todas as cordas do instrumento ao mesmo tempo. Se você fizer isso, a curvatura do braço vai se alterar, afetando a regulagem do instrumento.
   Você pode estar imaginando: mas na hora que eu colocar as cordas de novo o braço volta para a sua curvatura anterior, certo? Infelizmente não funciona desse jeito. A guitarra é feita basicamente de madeira, que é um material bastante temperamental e pode ser afetado por diversos fatores diferentes, como temperatura e umidade por exemplo.
  Se você ainda não ficou convencido faça esse teste: afine uma corda da guitarra e memorize bem o jeito que a tarraxa ficou posicionada. Agora, solte a corda dando umas três ou quatro voltas na tarraxa. Volte a apertar a corda de modo que a tarraxa fique na posição que você tinha memorizado e verifique a afinação da corda. Nove entre dez vezes a corda não vai estar afinada.
 Se for possível, evite também ficar variando de marca de encordoamento .Procure escolher o tipo que mais lhe agrada, leve seu instrumento para uma regulagem em um Luthier de confiança e não mude mais de marca e modelo. Por exemplo: se você prefere usar cordas D Addario XL140, toda vez que for trocá-las compre sempre D Addario XL140. Se você colocar outra marca, aquela regulagem que você pagou uma grana pra fazer pode não valer mais nada.
  Então quando for trocar as cordas da sua guitarra faça a troca uma corda de cada vez e certifique-se que a corda esteja afinada corretamente antes de trocar a próxima.Guitarras com ponte tipo Floyd Rose são problemáticas para trocar as cordas porque o sistema é flutuante. Isso quer dizer que a alavanca não tem um ponto de descanso como nas pontes tipo Fender onde a alavanca fica apoiada na madeira do instrumento quando não está sendo usada. As Floyd tanto podem ser apertadas como puxadas. 
 Quando você solta uma corda, as outras cordas restantes tem que suportar o esforço a mais gerado pelas molas da alavanca. Então você corre o risco de estourar uma corda durante a troca e dar prejuízo pro seu bolso.Uma solução interessante é você colocar um calço na alavanca antes de soltar a corda. Pode ser um pedaço de plástico fino e resistente ou um papelão duro ou então pode fazer como eu fiz: usei uma cartolina dobrada e colada com fita adesiva.

20 janeiro 2009

Cifras e Acordes

A) Acorde:
 É o conjunto de três ou mais sons ouvidos simultaneamente. No caso do acorde de Dó maior seria: Dó – mi – sol 

B) Acorde arpejado: 
   É quando as notas de um acorde são tocadas sucessivamente. No violão usa-se dizer, também, acorde dedilhado. 

C) Cifras: 
   Cifras são símbolos criados para representar o acorde de uma maneira prática. A cifra é composta de letras, números e símbolos. É o sistema predominantemente usado em músicas popular para qualquer instrumento. Em cifra os nomes lá, si, dó, ré, mi, fá e sol são substituídos pelas sete primeiras letras do alfabeto. A – lá B – Si C – Dó D – Ré E – Mi F – fá G – sol Os números e sinais usados na cifra representam os intervalos da escala, a partir da nota fundamental, em que são formados os acordes. Tomemos o exemplo do acorde C7 (#9). C quer dizer Dó. O número 7, o intervalo de sétima menor a partir da nota fundamental Dó. E o # ao lado do 9, a nona aumentada. 

D) O que a cifra estabelece: 
    Tipo dos acordes (maior, menor, 7º da dominante, 7º diminuta, etc), exemplos:

C = Dó –Mi – Sol
Cm = Dó – Mib – Sol
C7 = Dó – Mi – Sol – Sib
= Dó – Mib – Solb - Sib 


13 janeiro 2009

Entendendo os acordes de sétima

 Os Acordes de Sétima são aqueles em que adicionamos à tríade o intervalo de sétima (sétima maior, menor ou diminuta). Também são conhecidos com o nome de tétrades.

Os Tipos de Acordes de Sétima
- Maior
- Dominante
- Aumentado
- Menor
- Menor com Sétima Maior
- Meio Diminuto
- Diminuto 

A Estrutura Interválica dos Acordes de Sétima
- Maior ...........................3M-3m-3M
- Dominante .......................3M-3m-3m
- Aumentado........................3M-3M-3m
- Menor............................3m-3M-3m
- Menor com Sétima Maior...........3m-3M-3M
- Meio Diminuto....................3m-3m-3M
- Diminuto.........................3m-3m-3m 3M 

Os Intervalos dos Acordes de Sétima
- Maior ...........................1, 3, 5, 7
- Dominante ........................1, 3, 5, b7
- Aumentado.........................1, 3, #5, 7
- Menor.............................1, b3, 5, b7
- Menor com Sétima Maior............1, b3, 5, 7
- Meio Diminuto.....................1, b3, b5, b7
- Diminuto.....................................1, b3, b5, bb7 1 => Tônica
b3 => Terça Menor
3 => Terça Maior
b5 => Quinta Diminuta
5 =>Quinta Justa (Perfeita)
#5 => Quinta Aumentada
bb7 => Sétima Diminuta
b7 => Sétima Menor
7 => Sétima Maior 

Exemplo da formação dos Acordes de Sétima
- Maior ...........................Dó Mi Sol Si - Dó Maior Sétima Maior
- Dominante .......................Dó Mi Sol Sib - Dó Maior Sétima Menor (Dó Maior Sétima) 
- Aumentado........................Dó Mi Sol# Si - Dó maior com Quinta Aumentada
- Menor............................Dó Mib Sol Sib - Dó Menor Sétima
- Menor com Sétima Maior...........Dó Mib Sol Si - Dó Menor Sétima Maior
- Meio Diminuto....................Dó Mib Solb Sib - Dó Meia Diminuta (Dó Menor Sétima com Quinta Diminuta)
- Diminuto.........................Dó Mib Solb Sibb - Dó Diminuto